Canto da Música

 Mais de 300 shows para seis milhões de pessoas na última turnê de Elton John

Elton John durante o festival britânico de Glastonbury em Pilton, Reino Unido, em 25 de junho de 2023 [Imagem:© Oli Scarff]

Foi o adeus dos fãs de quase o mundo inteiro para o Rocket Man. Na última apresentação de Elton John, no sábado (8 de julho), na Suécia, o astro se despediu após meio século nos palcos. "Tocar para vocês foi minha razão de viver, e vocês foram absolutamente magníficos", disse Elton John, 76 anos, ao público que lotou a Arena Tele2, em Estocolmo.

Elton John sentou-se ao piano depois das 20h locais, sob aplausos de mais 30.000 pessoas, e abriu sua apresentação com um de seus temas mais populares: "Bennie and the Jets", seguido de "Philadelphia Freedom" e "I Guess That's Why They Call It the Blues". "Sou uma grande fã há 20 anos. Tudo começou quando vi 'O Rei Leão' pela primeira vez", contou a estudante polonesa Kate Bugaj, 25, que adiou suas provas do metrado para ir se despedir do ídolo. 

Por mais de duas horas, Elton John intercalou canções com momentos em que, levantando-se do piano, agradecia a seus fãs, músicos e equipe, alguns de cujos integrantes o acompanham há mais de 40 anos. Antes do bis, o cantor compartilhou uma mensagem da banda Coldplay (que se apresentava na mesma noite em Gotemburgo), na qual o cantor Chris Martin lhe agradecia por sua carreira e seu comprometimento. 

 

A Arena Tele2 recebeu o astro britânico pela segunda noite consecutiva, no último show desta turnê de encerramento, que começou há cinco anos e foi interrompida pela pandemia e por uma cirurgia em 2021. "Foi incrível. Não tenho palavras, porque ainda não digeri tudo", comentou o banqueiro finlandês Anton Phjonen, 25 anos.

 

Elton John fez 330 shows com esta turnê, em que percorreu Europa, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido e se apresentou para 6,25 milhões de pessoas no total. Entre os fãs em Estocolmo estava Jeanie Kincer, 50 anos, procedente de Kentucky, Estados Unidos. "Eu queria estar aqui no fim, porque era muito jovem para estar no começo", explicou.

 

Para a ocasião, Jeanie vestia uma cópia quase perfeita da roupa que Elton John escolheu para seu primeiro show em Estocolmo, em 1971: short vermelho com suspensórios e camiseta vermelha, amarela e marrom. "Estou triste por ele estar se aposentando, mas é bom que ele possa aproveitar seus últimos anos", disse a fã americana. "Sei que ele irá continuar tocando de vez em quando, que irá fazer novas músicas, então ainda há o que esperar."


Quer saber mais sobre a vida e obra de Elton John? Clique aqui.


Retornar à Página Inicial


<<<<<<<<<<<<<<<<<despedidadeEltonJonh>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Dia Nacional do Samba chegou


No dia 02 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba. O gênero musical internacionalmente conhecido e típico do Brasil, que faz o país conhecido em todo o mundo pela tríade cultural, futebol, carnaval e samba.

Para celebrar a data, nada melhor do que contar a história do ritmo de maior sucesso no país, com sua origem, os sambistas mais importantes que já tivemos e os principais gêneros dentro do samba.

Como o Dia Nacional do Samba surgiu

O Dia Nacional do Samba foi instituído em 1963 por iniciativa do vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Desde então é comemorado todos os anos, principalmente em Salvador. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. 

Esta foi a data em que ele visitou Salvador pela primeira vez.A partir da capital baiana, a festa foi se ampliando e atualmente varias cidades costumam comemorar o Dia do Samba, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, e outras.

O samba é baiano. Nascido no século 19, com uma mistura de ritmos oriundos da cultura africana, foi no Rio de Janeiro onde se desenvolveu e fincou suas raízes como uma das principais manifestações da cultura popular brasileira. 

A dança proibida

No país onde nasceu o samba, houve uma época em que sambar estava proibido. Em meados da década de 1920, os locais de samba estavam proibidos e quem fosse pego dançando ou cantando tinha um grande risco de ser preso. 

Naquela época, os locais eram considerados sujos, perigosos e de “perdição”. Porém, a escravidão no Brasil havia terminado em 1888, então, na verdade, o racismo e o preconceito ainda estavam intrínsecos na cultura de antigamente. 

Somente após a abolição da escravidão no Brasil e alguns anos mais tarde, o samba passou a ser visto como símbolo nacional, especialmente nos anos 1940, durante o governo de Getúlio Vargas.

Instrumentos usados no samba

A harmonia do samba é feita sumariamente por instrumentos de corda. Porém, com o passar dos anos, outros instrumentos passaram a incorporar as melodias, como flauta, piano e saxofone. Juntando os instrumentos ritimicos, a lista basíca fica assim: cavaquinho; violão; pandeiro; surdo; tamborim; reco-reco e cuíca.

Conforme o samba foi evoluindo, ele passou a ganhar novas vertentes e modos de ser tocado e cantado. No Dia Nacional do Samba, pode-se reconhecer que não é à toa que este é um dos ritmos mais adorados e ricos do mundo.

Primeiro samba no Brasil 

A música Pelo Telefone é considerada a primeira gravação de samba feita no Brasil. Sua composição data de 1916 e recebeu a assinatura de Ernesto dos Santos, conhecido como Donga, e do jornalista Mauro de Almeida. 

Carioca, Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, foi um músico, compositor e violonista brasileiro. Filho de Pedro Joaquim Maria e Amélia Silvana de Araújo, Donga teve oito irmãos.  

Donga morreu em 1974, aos 84 anos. Ele compôs 80 músicas e tem cinco discos. “Pelo telefone” ironizava uma suposta determinação da polícia carioca da época para que se informassem antes, por telefone, aos infratores a apreensão do material de jogo de azar. Ouça Pelo telefone abaixo:

Há controvérsias?

Antes do samba "Pelo Telefone" (apenas a música) ser registrado na Biblioteca Nacional, em 1916, por Ernesto Maria dos Santos (Donga) com o gênero de "samba", pelo menos dois outros sambas já haviam sido gravados: "Em casa de baiana" (Alfredo Carlos Brício, 1913) e "A viola está magoada" (Bahiano, 1914).  "Pelo Telefone", entretanto, fez mais sucesso e fixou o nome "samba" como um dos gêneros centrais da música popular urbana no Rio de Janeiro. 

Na realidade, o que se cantava nas casas das tias baianas, como Ciata, eram lembranças de festas nordestinas, intercaladas com improvisos de momento, verdadeiras colchas de retalho melódicas. Quase nada tinham em comum com o que hoje conhecemos como samba. 

O mote que deu origem à letra cantada por Bahiano e fixada em cera na Casa Edison, em 1916, dizia respeito à polêmica proibição dos jogos de azar pelo chefe de polícia Belizário Távora ocorrida três anos antes e à cobertura jornalística dada ao caso pelo jornal A Noite, cuja redação estava localizada no Largo da Carioca. Dois repórteres instalaram uma roleta na calçada em frente à porta do jornal e documentaram a jogatina, com intuito de desmoralizar a nova lei.

Não só os jogos de azar eram perseguidos pela polícia. Manifestações populares, sobretudo as dos ex-escravos e seus descendentes, sofriam o mesmo tipo de repressão, conforme o documento datado de 25 de setembro de 1918, assinado pelo então chefe de polícia Aurelino Leal: 

"Providências para a Festa da Penha. Uma força da Brigada Policial composta por 10 praças de infantaria e 6 de cavalaria seguindo uma outra de 30 praças de infantaria e 20 de cavalaria. Recomendo-vos, outrossim, que absolutamente não permitais o divertimento denominado "Samba", visto que tal diversão tem sido a causa de discórdias e conflitos." (Arquivo Nacional, Ijj6-678).

Fontes: A Síncope das Ideias, de Marcos Napolitano (Perseu Abramo, 2007). Samba de Sambar do Estácio, de Humberto Franceschi (IMS, 2010).

Os principais gêneros do samba

Assim como em qualquer estilo musical, dentro dele há uma ramificação de gêneros. No samba não é diferente. Abaixo, listamos os principais subgêneros do samba

Samba de breque

É caracterizado por paradas inesperadas, ou seja, os chamados “breques”, que permite ao cantor encaixar comentários falados alusivos ao tema. Neste momento, a melodia é interrompida e somente a voz do intérprete dá sequência à letra. Uma das mais conhecidas é a do cantor Moreira da Silva, cujo maior sucesso foi O Rei do Gatilho, de 1962. Ouça abaixo:

"O 'Rei do gatilho'... Super bang-bang de Michael Gustav, com Kid Morengueira, o mais famoso pistoleiro de Wichitta. Temido pelos bandidos pois só atirava em nome da lei...".

Samba-enredo

Composição criada para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval. É considerado uma evolução dos sambas e possui melodia criada para durar durante todo o desfile (cerca de 1 hora).

Samba exaltação

Subgênero do samba menos rústico e mais sofisticado. Busca exaltar as qualidades e a grandiosidade do país. A composição Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, foi a primeira a consagrar o ritmo. Ouça abaixo.

Samba de gafieira

O famososamba de malandro da Lapa”. É um estilo de dança de salão derivado do maxixe dançado no início do século XX. O samba de gafieira preza, em suma, mais pela coreografia ao invés da melodia. 

Durante a dança o “malandro”, como é chamado o dançarino, sempre protege sua parceira, para que ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro. Ao mesmo tempo, impedia uma aproximação de qualquer outro homem que a puxasse para dançar. 

Vem daí a atitude de se sambar com os braços abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música, para proteger a parceira.

Samba-rock

É uma vertente do samba surgida na década de 1950, com destaque nos anos 1960 e 1970.Tem como principais influências o rock and roll, o jazz, o soul e o funk. A dança incorpora os movimentos do rockabilly com o gingado do samba brasileiro. Uma das músicas mais conhecidas do gênero é a música de Noriel Vilela, 16 Toneladas. Ouça abaixo. 


Grandes nomes do samba

No Dia Nacional do Samba é impossível não lembrar dos principais talentos da música nacional. Selecionamos alguns dos maiores sambistas do Brasil que merecem ser homenageados e reconhecidos pelo talento e marca deixada na história do samba no Brasil.

A lista é gigante e qualquer seleção, obviamente, não fará jus a todos os artistas que contribuíram para o samba. Os nomes selecionados representam uma parcela de homens e mulheres que criaram e refinaram a arte do samba no país. Eis alguns:

Pixinguinha;

Beth Carvalho;

Zeca Pagodinho;

Cartola;

Zequeti:

Dona Ivone Lara;

Martinho da Vila;

Clementina de Jesus;

Paulinho da Viola;

Leci Brandão;

Adoniran Barbosa;

Arlindo Cruz;

Clara Nunes;

Jorge Aragão.

Por que as escolas de samba não são ainda consideradas patrimônios culturais no Brasil? 

A Comissão de Educação do Senado já aprovou um projeto (PL 256/2019), que aguarda análise do Plenário, para reconhecer as escolas de samba como manifestação da cultura nacional. Clique aqui e saiba mais.


Rock in Rio 2022 top 10

O Rock in Rio 2022 seria esse mês, mas foi adiado para setembro por causa da pandemia

Os 10 shows mais aguardados do festival que começa daqui a três meses


O Rock in Rio 2022 ocorrerá entre os dias 02 e 11 de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O evento é um dos maiores festivais da América Latina, e abrange alguns dos shows mais cobiçados do momento.

O Rock in Rio é responsável por levar milhares de pessoas para o seu espaço, que conta com mais de 60 mil metros quadrados, compostos por diversos palcos e atividades para que o público desfrute da música e de muita diversão durante o dia inteiro. O festival ocorre a cada dois anos no Brasil, intercalando com Portugal.

No entanto, assim como em qualquer outro grande evento, existem os shows que as pessoas estão mais aguardando ansiosamente para assistir. Os ingressos do Rock in Rio 2022 já começaram a ser vendidos para todos os dias do evento e alguns dos shows que são os mais aguardados pelo público, nesse ano, já foram esgotados, inclusive..

Veja a seguir as 10 apresentações mais aguardadas do Rock in Rio 2022:

Iron Maiden


 A banda de rock foi aguardada pelos fãs para mais um ano de Rock in Rio. Dessa vez, eles serão o show principal do dia 02/09. Antes de receber a apresentação mais esperada, os grupos Dream Theater, Megadeth e Sepultura farão seus shows no local.

Post Malone
[clique na imagem e assista ao show)

Outro grande cantor do Rock in Rio 2022 é o intérprete de Hip-Hop Post Malone. Ele também será a apresentação principal do Palco Mundo no dia 03/09, logo após as apresentações de Marshmello, Jason Derulo e Alok.

Justin Bieber


O terceiro dia do festival é marcado pela tão aguardada presença de ninguém menos que Justin Bieber. O cantor pop se apresentará no maior palco do evento no dia 04/09, onde os fãs poderão desfrutar de shows incríveis como Demi Lovato (assista ao vídeo abaixo), Migos e Iza.

Demi Lovato

Vídeo oficial de "Made in USA"
A cantora que marcou uma geração inteira se apresentará no dia 04/09 no palco principal. Ela estará no Palco Mundo pouco antes da apresentação de Justin Bieber encerrar os shows da noite.

Guns N’ Roses


O Guns N’ Roses, dospensa apresentação. Aclamada banda de rock dos anos 80 será responsável por encerrar as apresentações no dia 08/09. Antes dos fãs se emocionarem cantando os hinos do grupo, como a famosa "Sweet Chid O’ Mine", desfrutarão de shows como Maneskin, The Offspring e CPM22.

Green Day


O quinto dia do Rock in Rio 2022 ficará por conta do tão esperado Green Day. O grupo será a atração principal do Palco Mundo no dia 09/09, onde também passarão Fall Out Boy, Billy Idol e Capital Inicial.

Coldplay


O Coldplay se apresentará no dia 10/09, um dos dias que mais fez sucesso durante a venda dos ingressos para o festival. No palco, o público poderá desfrutar de ícones como Camila Cabello, Bastille e Djavan.

Dua Lipa


A cantora Dua Lipa encerrará os shows do Rock in Rio 2022 no último dia do festival, que acontecerá em 11/09. Porém, os seus fãs poderão apreciar shows incríveis antes de vê-la no palco, como Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo.

Racionais MC’s

O grupo de rap brasileiro será a apresentação principal do Palco Sunset no dia 03/09. O Racionais MC’s se apresentará logo após Criolo, Xamã e Papatinho.

Gloria Groove


A cantora brasileira se apresentará no palco secundário no dia 08/09. Apesar de não ser a atração principal da noite, ela é uma das mais aguardadas pelos fãs. O dia estará repleto de apresentações marcantes, como Duda Beat e Corinne Bailey Ray, além do show principal, que ficará por conta de Jessie J.

Quais desses shows você mais quer ver no Rock in Rio 2022? Mande-nos um e-mail e ganhe um brinde digital. Nosso e-mail: jornalprimeirap@gmail.com.br. ((Fonte: Getty Images/Reprodução))

Fim da estrada

(Foto: Divulgação)


Milton Nascimento anuncia data de despedida dos palcos. “A Última Sessão de Música” terá 17 shows no Brasil e no exterior. 


Milton Nascimento anunciou no domingo (15 de maio) as datas da última turnê da carreira que já dura 60 anos. Por meio das redes sociais, o cantor e compostitor informou que a turnê “A Última Sessão de Música” terá o primeiro show no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho e a última e o encerramento no no dia 13 de novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte, num total de 17 shows pelo Brasil e por outros oito países. A venda de ingressos começou no dia 17 (terça-feira).

Aos 80 anos, cantor e compositor vai fechar a trajetória nos palcos com 60 anos de dedicação à música. A história de Milton Nascimento com a música começou década de 1960, no interior de Minas Gerais. Em 1965, gravou “Canção do Sal”, uma de suas primeiras músicas. 
Em 1967, Milton Nascimento se juntou ao cantor e compositor, Fernando Brant, e lançou a música Travessia, um grande sucesso da carreira. Três anos depois, em 1970, no álbum “Milton”, iniciou o movimento Clube da Esquina, com lançamento da música com o mesmo nome, escrita junto com Lô Borges.

Em 1972, O álbum “Clube da Esquina” foi lançado, projetando Minas Gerais no cenário musical. O disco, que em 2022 completa 50 anos, fez surgir talentos como Beto Guedes; Ronaldo Bastos; Fernando Brant; Wagner Tiso; Tavito; Tavinho Moura; Toninho Horta e tantos outros.

O álbum acabou dando nome ao movimento musical e ultrapassou as fronteiras de Minas. Muitas das músicas deste disco certamente estarão na turnê de despedida. Na segunda semana de maio “Clube da Esquina” foi escolhido o melhor álbum brasileiro de todos os ,numa enquete promovida pelo podcast Discoteca Básica, o que gerou controvérsias, pois criticos musicais e musicistas pelo país afora discordam dessa escolha, "que parece seletiva por que Miltano Nascimento deixará os palcos", comentou um comentarista que não quis ter seu nome publicado.

Nos shows, Milton Nascimento terá uma banda de oito músicos. O apoio e backvocal de Zé Ibarra (também violonista) e Wilson Lopes (violão, guitarra e direção musical). O cenário da turnê a “A última sessão de música” terá assinatura de Osgemeos e figurinos de Ronaldo Fraga.

Assista abaixo Milton Nascimento e Wayne Shorter no festival de Montreaux, em 1990





Despacito - (Luis Fonsi - Daddy Yankee - Erika Ender). 

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<despacito>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Raul Seixas - (Discografia completa... em breve)

 (Por quem os Sinos Dobram) - 1979 - Grav. WEA - 9º Disco (estúdio) de Raul Seixas


Mùsicas: 1 -  Ide a Mim Dadá  // 2 - Diamante de Mendigo // 3-Ilha da Fantasia // 4 - Na Rodoviária // 5 - Por Quem os Sinos Dobram // 6 - O Segredo do Universo // 7 - Dá-lhe que Dá // 8 - Moviado a Álcool // 9 - Réquiem Para Uma Flor

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato. Responderemos em breve.