Afiando a Língua

 Dia Internacional da Língua Portuguesa

Nessa data, todos os países cuja língua materna é o português (os chamados lusófonos) celebram entre si. São eles: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


A comemoração do Dia da língua Portuguesa (5 de maio), foi criada em Cabo Verde no ano 2009. Em Portugal, os portugueses reservam o dia 10 de junho, Dia de Portugal e feriado nacional, para celebrar a língua portuguesa. Foi nesse dia que, em 1580, um dos maiores poetas da nossa língua, Luís de Camões, faleceu.

A língua fala por si. A importância de tratar da língua seja através dos museus, dos programas, dos acordos ortográficos, seja através dos processos de liberalização das falas novas, a língua é importante. A língua é nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso este museu vai cuidar.”, disse o músico, poeta, compositor baiano, Gilberto Gil.

Além desse, há o Dia Nacional da Língua Portuguesa, que também é o Dia da Cultura Brasileira, comemorado em 5 de novembro no Brasil e foi instituído pela Lei n.º 11.310, de 12 de junho de 2006. A data foi escolhida em virtude do nascimento de Rui Barbosa, escritor e político brasileiro que se dedicou profundamente ao estudo da língua. Ele nasceu em 5 de novembro de 1849.

"Minha pátria é a língua portuguesa." (Fernando Pessoa).

Poema

Língua Portuguesa

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela

Amo-se assim, desconhecida e obscura
Tuba de algo clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”

(Olavo Bilac)

Acesse aqui a página da Unesco na qual estão a mensagem do Secretário Geral das Naçoes Unidas, António Guterres, e do subdiretor Geral para a Cultura da Unesco, Ernesto Ottone Ramírez, além do vídeo encontro. 

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<línguaportuguesa>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

(Clique sobre a imagem e faça um orçamento conosco)



 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato. Responderemos em breve.